DICAS DE SEGURANÇA

Esteja sempre atento quando andar pelas ruas da sua cidade, pois os ladrões costumam ficar observando a maneira de agir das pessoas. Geralmente eles "atacam" aquelas que aparentam ser mais displicentes.
Repare se não esta sendo seguido por algum estranho, especialmente se as ruas estiverem desertas, como acontece nos finais de semana.
Carregue sua bolsa ou pasta executiva à sua frente, sob o seu olhar.
Mantenha-a firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o zíper ou botão de abertura e, preferencialmente, para o lado interno da calçada.

Andando de Táxi
Procure utilizar aqueles serviços de táxi nos quais os motoristas tenham a sua identificação funcional à mostra.
Preferencialmente aqueles que você já conhece, que tenham ponto fixo, de operadora ou tele táxi, evitando desse modo apanhar qualquer táxi que esteja passando pela rua.
Ao retornar de uma viagem, procure escolher os táxis de pontos oficiais dos aeroportos ou estações rodoviárias.
Ao embarcar no automóvel, memorize o seu prefixo para fins de identificação posterior.

Cartões de Crédito e Bancários
Os cartões de crédito e bancários são instrumentos que podem substituir o dinheiro em espécie, evitando o transporte desnecessário de numerários.
Portanto, utilize-os com muita segurança.
Jamais guarde sua senha no mesmo lugar em que costuma deixar seu cartão.
Nunca forneça sua senha por telefone, a quem quer que seja, nem a digite em telefones de estranhos.
Sempre acompanhe a movimentação de suas contas, bem como os gastos com seu cartão de crédito.
Observe sempre se existem débitos que não foram autorizados por você, ou duplicados.

Na própria Residência
A casa é o principal bem que possuímos, portanto deve ser dotada de todos os sistemas de segurança possíveis.
Grades, muros altos, cercas eletrificadas, sensores, e até mesmo circuito interno de televisão são excelentes para se manter a segurança de sua família e seus objetos pessoais.
Cuidado com as fechaduras de sua casa.
Procure sempre utilizar as do tipo mais resistente, com quatro segredos (tetra chave), que dificultam a ação de arrombadores.
Se possível, coloque grades nas portas e janelas de sua casa, pois o arrombador, geralmente, prefere os locais onde esse tipo de dificuldade não existe.
Reforçar o muro com lâminas metálicas também trará mais trabalho para os “amigos do alheio”.

Cuidados com as Crianças
Diariamente, milhões de crianças saem de suas casas para seguirem rumo à escola, e esse caminho muitas vezes é cheio de perigos.
Portanto é muito importante que você oriente seus filhos, sobrinhos e netos, para tomarem cuidado quando forem a caminho do colégio.
Procure orientar as crianças para que evitem andar em ruas ou locais isolados, principalmente à noite.
Dê ordens expressas às crianças para que jamais se desviem do caminho residência-escola-residência, sem que isso seja comunicado aos seus familiares.
Sempre que possível, tente conhecer todos os amigos de seu filho, afim de facilitar alguma busca, caso ele demore a chegar em casa.

Protegendo-se do Sequestro
A principal forma de proteção para evitar um sequestro é a prevenção, utilizando medidas como equipes de segurança, carros blindados e equipamentos eletrônicos que contribuirão para que você não seja um alvo fácil.
A disciplina nos cuidados de segurança também é muito importante para que os riscos sejam minimizados, tais como mudança de itinerário, horários e revisão de seus hábitos.

Procedimentos de Segurança em caso de ser Sequestrado
No sequestro são vitais as seguintes atitudes:
• Não demonstrar qualquer tipo de reação, pois os marginais são determinados e tem a seu favor o fator “surpresa”.
• Concentrar-se e tentar identificar o caminho do cativeiro, observando o tipo de estrada, relevo, tempo até o cativeiro e outras informações que serão de extrema importância quando da fuga e investigações posteriores.
• No momento de captura, os criminosos estão nervosos e o refém deve manter a calma, pois desta forma estará diminuindo o nível de tensão no interior do veículo.